Projeto Mulheres Virtuosas

Conheça um pouco mais do Projeto Mulheres Virtuosas realizado com mulheres em bairros periféricos de londrina e região. Em seguida, confira as receitas de produtos de limpeza ecológicos caseiros, receitas de culinária, receitas de shampoos caseiros para pessoas e animais, além de dicas de artesanato com reciclados.

Projeto Mulheres Virtuosas União março_2015Artesanato Mulheres Virtuosas União

Objetivo geral: Oferecer palestras e minicursos enfocando carreira profissional, vida familiar e desenvolvimento pessoal às mulheres de bairros periféricos de Londrina e região, oportunizando as mesmas trocas de experiências e novos conhecimentos, além de inspirá-las no desenvolvimento de novos projetos de vida.

Local: Bairros periféricos de Londrina e região. O encontro poderá ser realizado em uma ONG, igreja ou escola da região.

Data: Encontros mensais, alternando os bairros. O encontro será realizado em uma tarde, conforme data fechada junto ao representante do bairro definido.

Atividades realizadas: Produção de produtos de limpeza ecológicos e caseiros; artesanato com recicláveis; doces para revenda; dicas de maquiagem, etc. Palestras enfocando a educação de filhos, vida familiar saudável, mercado de trabalho, etc.

Produtos de limpeza ecológicos e caseiros

detergente caseiro A limpeza de sua casa também pode ser sustentável, basta utilizar produtos caseiros no qual tem muita eficiência para a limpeza da casa. Portanto separamos uma “receitinha” básica para a limpeza em geral. Veja abaixo e experimente e veja os resultados!

Produto Multi limpeza para toda casa

  •  4 colheres de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de vinagre branco
  • 4 gotas de limão
  • 1 litro de água

Misture tudo e  coloque no borrifador. Desta forma você vai reduzir o grande impacto que gera os produtos químicos que usamos.

Receita de detergente ecológico (mais denso)
– 2 litros de água
– 500 gramas de sabão de coco ralado
– Suco de 2 limões ou laranjas
– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Ferva duas xícaras de água com o sabão de coco ralado em fogo baixo. Depois tire do fogo e acrescente cinco xícaras de água fria, o bicarbonato e o suco de limão (com a casca, pode ser feito um desinfetante). Saiba que não é a quantidade de espuma que garante a eficácia do detergente, que serve para dispersar bolhas de gordura. Além de dar uma falsa impressão de limpeza, a espuma ajuda a poluir rios e mares.

Detergente ecológico caseiro

  • 1 barra de sabão de coco neutro (500 gr – ficará mais denso, menos gr ficará mais ralo)
  • 2 limões
  • 2 ou 3 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

Roupas

  • PARA AMACIAR SUAS ROUPAS Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Fonte: Greepeace.
  • Quando for lavar roupas brancas, acrescente um pouco de bicarbonato na máquina e elas ficarão ainda mais branquinhas

Mais receitas: http://voluntarioscvl.org – Produtos ecológicos

 Shampoos caseiros – pessoas e animais

xampu a seco1) Shampoo de Vinagre e bicarbonato de sódio para cabelos oleosos

Ingredientes:

A quantidade de cada item abaixo é suficiente para cerca de duas semanas de uso do produto.

  • 1 colher de bicarbonato de sódio;
    • 1 colher de vinagre de maçã;
    • 400 ml de água;
    • 1 recipiente vazio para armazenagem.

Modo de preparo

Misture os ingredientes em um recipiente para obter uma forma homogênea. Pode ocorrer a formação de bolhas devido ao bicarbonato de sódio. Guarde toda a mistura em um recipiente, que pode ser uma garrafa PET. O produto deve ser mantido na geladeira por serem ingredientes que não têm a adição de conservantes, por no máximo duas semanas.

Para utilizá-lo, molhe bem o cabelo, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Em seguida, lave abundantemente. Não se preocupe com o aroma do vinagre e do bicarbonato, pois ambos estão em quantidades muito pequenas e, após o enxágue, seus cabelos estarão limpos e cheirosos.

2) Shampoo e condicionador de abacate para cabelos secos

Ingredientes

  • 1 xícara (tipo caneca) de bicarbonato de sódio;
    • ¼ xícara (tipo caneca) de abacate;
    • 400 ml de água filtrada;
    • 1 recipiente vazio para armazenagem;

Modo de Preparo

Misture os ingredientes em um recipiente para obter uma forma homogênea. Quanto maior a quantidade de abacate adicionada, maior o poder de hidratação – o que também pode servir para substituir o condicionador tradicional, mas lembre-se: muito abacate pode deixar os cabelos oleosos e com um aspecto de mal lavados.

Para utilizá-lo, molhe bem o cabelo, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Em seguida, lave abundantemente. Não se esqueça de conservar o produto caseiro em geladeira por, no máximo, duas semanas.

  • Shampoo caseiro – receita testada

Xampu de bicarbonato – 1 a 2 colheres de sopa cheia de bicarbonato de sódio para cada 200ml de água.

Condicionador de vinagre – 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã para cada 200ml de água.

Isso é tudo, pessoal!

Você pode colocar a mistura em garrafas ou sprays e utilizar. Eu particularmente gosto de passar a mistura com um pente pra espalhar bem no couro cabeludo e nos fios, durante o banho mesmo. O resultado depois do banho me agradou muito. O cabelo fica limpe e seco, mas continua hidratado. O cabelo fica com um aroma bem suave também. Fica mais fácil de pentear e moldar do jeito que você quer. Parece que ele toma vida.

Testei-Resenha-Shampoo-Seco-Charming-Gloss-ReviewA longo prazo foi que eu notei os maiores benefícios:

1 – Uma redução visível na queda;

2 – Eliminação total das pontas duplas;

3 – O cabelo não quebra,embaraça ou fica desgrenhado;

4 – Normalização da oleosidade.

Não sei se por isso, pela alimentação ou por buscar viver uma vida mais tranquila hoje, mas o cabelo também passou a crescer bem mais rápido. Eu não cortei mais o cabelo desde a ultima vez que cortei, e cortei curto. Ele não apresenta nenhum sinal de desgaste.

Fonte: http://emagrecerdevez.com/eu-abandonei-o-xampu-e-o-condicionador-veja-o-que-aconteceu

Shampoo caseiro para Pets

Em tempos de crise hídrica e reservatórios secos é importante racionalizar ao máximo o uso da água. Quem sai ganhando são os animais que detestam tomar banho, mas com alguns ingredientes não tóxicos é possível dar um banho seco nos cachorros com apenas um litro de água. O vinagre e o bicarbonato ajudam retirar os odores. Confira a receita:

– 1 litro de água

– ½ copo de vinagre de álcool

– 1 colher de sopa de bicarbonato sódio

Misture os ingredientes em uma vasilha, mergulhe um pano macio, torça bem para que ele fique apenas úmido e passe no animal. Repita essa sequência.

Instruções

  1. Coloque em uma jarra de vidro cerca de uma xícara com um dos seguintes ingredientes: farinha, amido de milho, talco sem cheiro ou talco de bebê. Você também pode adicionar ½ xícara de bicarbonato de sódio para retirar mal-cheiros ou ½ xícara de sal para retirar o excesso de oleosidade.
  2. Tampe a jarra e agite vigorosamente para misturar os ingredientes.
  3. Ache um local na sua casa para dar um banho seco no seu cão e que seja um lugar onde se possa facilmente limpar com o aspirador de pó depois.
  4. Escove bem o seu cão para remover toda a sujeira e pelos soltos. Desfaça todos os nós e emaranhados que encontrar.
  5. Polvilhe uma pequena quantidade dos ingredientes secos no pelo do seu cão. Não deixe que caiam nos olhos ou no nariz do bicho. Deixe os ingredientes agirem de 5 a 10 minutos no pelo do cachorro.
  6. Escove-o repetidamente para remover toda a sujeira, óleo e odores.
  • Shampoo seco para pets

Instruções

  • Coloque em uma jarra de vidro cerca de uma xícara com um dos seguintes ingredientes: farinha, amido de milho, talco sem cheiro ou talco de bebê. Você também pode adicionar ½ xícara de bicarbonato de sódio para retirar mal-cheiros ou ½ xícara de sal para retirar o excesso de oleosidade.
  • Tampe a jarra e agite vigorosamente para misturar os ingredientes.
  • Ache um local na sua casa para dar um banho seco no seu cão e que seja um lugar onde se possa facilmente limpar com o aspirador de pó depois.
  • Escove bem o seu cão para remover toda a sujeira e pelos soltos. Desfaça todos os nós e emaranhados que encontrar.
  • Polvilhe uma pequena quantidade dos ingredientes secos no pelo do seu cão. Não deixe que caiam nos olhos ou no nariz do bicho. Deixe os ingredientes agirem de 5 a 10 minutos no pelo do cachorro.

Escove-o repetidamente para remover toda a sujeira, óleo e odores. Fonte: http://www.ecycle.com.br

Shampoo Caseiro que não faz espuma, porém muito eficiente!

Ingredientes:

Quantidades para cerca de 2 semanas de uso

  • 1 xícara (tipo caneca) de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara (tipo caneca) de vinagre de maçã
  • ¼ xícara (tipo caneca) de azeite de oliva
  • 3 xícaras (tipo caneca) de água filtrada
  • 2 embalagens

Opcional: pode adicionar algumas gotas de óleo essencial da sua preferência (lavanda, camomila, etc.).

Modo de preparo e uso: misture o bicarbonato com a água e o óleo essencial, caso vá usar algum. Esta é a mistura básica, pode ser considerada o shampoo, é responsável pela limpeza. Em outro recipiente, misture o vinagre e o azeite, esta mescla será uma espécie de condicionador e não pode ser dispensada porque é vital para equilibrar o pH do bicarbonato. Com os cabelos molhados, aplique a primeira mistura e massageie suavemente. Não se preocupe, embora não faça espuma, limpa profundamente! Deixe que escorra por todo o comprimento do fio, mas não esfregue. Em seguida, enxágue usando a segunda mistura. Agite bem as embalagens antes de usar! Você vai se surpreender com os resultados!

http://lar-natural.com.br/faca-um-shampoo-100-caseiro-e-natural/

RECEITAS DE CULINÁRIA:

DOCE DE LEITE CREMOSO MINEIRO

doce de leite Ingredientes
1 litro de leite integral
100 g de açúcar

Preparo
Coloque o leite e o açúcar num tacho de cobre e leve ao fogo para engrossar, mexendo sempre com uma colher de pau, até que a fervura comece a baixar. Pingue um pouco de doce num prato de sobremesa e espere por dois minutos. Se não escorrer, está pronto. Coloque numa compoteira e deixe esfriar.

Dicas: mexer em vai e vem e não em circulo para não açucarar o doce. Quando estiver pronto, colocar a panela sobre uma tábua de madeira com um pano úmido (sobre a tábua) e mexer rodando por 5 minutos sem parar. O doce ficará cremoso e com brilho. Caso você faça muitos litros de leite, para o leite não derramar na hora de cozinhar, colocar um prato virado para baixo, dentro da panela. Pode-se servir este doce com a fruta de sua preferência e/ou queijo. Bom apetite!

BOLO DE MILHO E CÔCO (DELICIOSO):

bolo-de-milho-verde-2

Ingredientes:

  •  3 Ovos
  • 1 Lata de milho verde (escorrer a agua)
  • 1 Lata de leite condensado
  • 100 Gramas de coco ralado
  • 1 Colher de sopa de manteiga
  • 1 Colher de fermento

Modo de Preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes dentro do liquidificador bata por cerca de 4 minutos.
  2. Coloque a mistura dentro de uma forma untada e enfarinhada.
  3. Coloque no forno pré-aquecido (180°) por cerca de 30 minutos.
  4. Q uando estiver no ponto (pouco dourado), retire e sirva. Bom apetite!

                                                          COCADINHA (DELICIOSA):

cocadinha

   Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de açúcar refinado (faltando dois dedos para encher)
  • 1 coco ralado (pacote 100 gr sem açucar)
  • manteiga para untar

    Modo de preparo:

Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre com colher de pau ate dar ponto. Somente estará no ponto quando a mistura se desgrudar do fundo e das laterais da panela. Despeje no mármore untado, ou vasilha refratária, espere esfriar e corte em losango ou em quadrinhos.  

 DICA: Substituindo o côco ralado por 1 pacote de amendoim 500gr (torrado e sem casca), dá -se um delicioso pé-de-moleque.

pé de molequeMais receitas: http://comvipra.blogspot.com.br/

Bombom de Leite em Pó é tão fácil que dispensa até o fogão

Massa pura ou com chocolate podem ser opções diferentes para a Páscoa deste ano

bombom de leite ninhoIngredientes:

Massa branca:

– 2 xícaras de chá de leite em pó
– 2 xícaras de chá de açúcar refinado
– 1 vidro de leite de coco

Massa de chocolate:

– 2 xícaras de chá de leite em pó
– 1 xícara de chá de achocolatado em pó
– Leite condensado

Modo de preparo: Tanto para os dois tipos de bombom, misture os ingredientes secos em um recipiente e acrescente aos pouco ou o leite de coco ou o leite condensado até que se forme uma massa bem homogênea e desgrude da mão. Faça as bolinhas e passe no leite em pó ou no achocolatado.

Dicas: – O iFronteira testou dois tipos de receita, com leite de coco e leite condensado. Dos dois jeitos dá certo. O importante é sempre colocar aos poucos até a massa ficar homogênea. Pode-se usar também somente leite.
– Quem quiser dar um toque a mais ao doce, pode rechear os bombons ou colocar cobertura.
– O rendimento da receita varia de acordo com o tamanho das bolinhas, mas, se forem pequenas, a quantidade pode chegar a 30 unidades.
– Deixe a massa sempre coberta para não ressecar. Caso isso aconteça, misture um pouco mais de leite de coco ou leite condensado antes de enrolar o doce.
– O achocolatado pode ser substituído por chocolate em pó, mas ficará menos doce.
– Para um bombom mais doce ou menos doce, é só regular a quantidade de açúcar.

http://www.ifronteira.com/imais-receitas-56307

Sorvete de Banana Natural: 2 bananas picadas. Congelar por duas horas. Em seguida, bater no liquidificador ou batedeira até ficar cremoso. Pode-se colocar canela em pó. Pode-se também acrescentar junto as bananas, uma colher de chocolate em pó e bater até ficar cremoso. E só servir em seguida! Bom apetite!

banana sorvete

Dicas de Artesanato com Retalhos de Tecidos

Dicas e fotos para reaproveitamento de retalhos de tecidos! Boa arte!

Reaproveitamento de Retalhos

Anúncios

8 Responses to Projeto Mulheres Virtuosas

  1. Edinalva Souza disse:

    AMEI ENCONTRAR VOCÊS GOSTEI DE TUDO EU ESTOU PROCURANDO QUEM TEM RETALHOS PARA DOAR. Eu fui em um congresso que o nome era Mulheres virtuosas eu gostei muito de vocês abraços

    • cvlondrina disse:

      Bom dia Ednalva, tudo bem? Muito obrigada pelo seu contato! Que bom que você tem participado de congressos voltados às mulheres! Você é de qual cidade? Aqui em Londrina você poderá procurar a Mulher Elástica e a Mônica Negreiros. São duas empresas que doam retalhos de tecidos. Um grande abraço e tudo de bom a você!

    • cvlondrina disse:

      Ednalva, boa noite! Muito obrigada pelo seu contato e ficamos muito felizes por você nos encontrar.

      Desejamos que dê certo o seu trabalho com retalhos e que Deus continue abençoando-a em tudo!

      O Centro Voluntário de Londrina é uma ONG e não fazemos doações de tecidos; fazemos somente a divulgação para as empresas que nos solicitam. Assim, para as doações de tecidos, por gentileza entrar em contato com as respectivas empresas doadoras:

      Mônica Negreiros – fone: (43) 3026-9403 – http://www.monicanegreiros.com.br;

      Mulher Elástica – fone: (43) 3327-3508 – http://www.mulherelastica.com.br;

      Maria Poa – fone: (43) 3268-1140/ Robson ou Eduardo – http://www.mariapoa.com.br.

      Desde já agradecemos sua atenção e desejamos muito sucesso em seus projetos.

      Abraço,

      Equipe CVL.
      http://www.voluntarioscvl.org
      Facebook: CVLVoluntarios

  2. Eridan Martins disse:

    Ótimas receitas

    • cvlondrina disse:

      Boa noite, Eridan. Muito obrigada pelo seu contato. Ficamos muito felizes de você ter nos encontrado e as receitas do site serem úteis a você. Assim, ficamos à sua disposição para qualquer outra informação. Um grande abraço e que Deus continue lhe abençoando em tudo! Equipe CVL

  3. Eridan Martins disse:

    Gostei muito das dicas e das receitas.
    Era tudo que estava procurando.

    • cvlondrina disse:

      Boa noite, Eridan. Muito obrigada pelo seu contato. Ficamos muito felizes de você ter nos encontrado e as receitas do site serem úteis a você. Assim, ficamos à sua disposição para qualquer outra informação. Um grande abraço e que Deus continue lhe abençoando em tudo! Equipe CVL.

    • cvlondrina disse:

      Eridan, boa tarde. Muito obrigada pelo seu contato e ficamos muito felizes que o nosso projeto tenha sido útil a você. Estaremos atualizando o projeto em breve com novas receitas e dicas. Vamos mantendo contato. Um grande abraço e que Deus continue lhe abençoando em tudo. Equipe CVL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: