Seja um voluntário no seu bairro!

a

Exemplo de projetos que funcionam por meio de voluntários e pouquíssimos gastos materiais. São utilizados estruturas de escolas, creches, igrejas, etc., onde as mesmas cedem uma sala, pátio ou lugar para as atividades, e os materiais utilizados nos cursos/atividades são doados pelas próprias creches, igrejas, escolas, comunidade. O mais valioso no projeto sem dúvida é o voluntário que doa seu tempo, talento e trabalho em prol de alguém. Implante este projeto no seu bairro, escola, empresa, creche, igreja, etc. O voluntariado é uma via de mão dupla, faz bem à todos! Seja um voluntário, seja feliz e viva melhor!

a

PASSOS DE UM PROJETO SOCIAL VOLUNTÁRIO (PRÁTICO, SEM CUSTO E RÁPIDO), PARA MONTAR EM SUA COMUNIDADE/BAIRRO:

a

1) Procure Ongs/Associações, igrejas, empresas, escolas… que já realizam algum tipo de trabalho voluntário na comunidade, e veja no que você pode colaborar.

2) Levante as necessidades do seu bairro e procure apoio junto à comunidade para unirem forças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Analise a questão ambiental, como estão as praças, a coleta seletiva de lixo, a limpeza do bairro, os rios, as árvores, etc. Verifique se há crianças fora da escola, e a questão do analfabetismo entre jovens e idosos. Procure ver como funciona a escola do bairro, qual sua relação com a comunidade. Procure as empresas do bairro e veja no que podem somar forças para melhorar as condições do bairro.

3) Divilgue e reuna a comunidade para iniciarem as atividades. Quem deseja ser voluntário, no que pode ajudar, o tempo, etc. (O quê, como, quando, onde, quem, para quê)

4) Monte um planejamento do projeto e coloque em prática. Utilize os recursos já existentes no bairro: as salas de escolas, as igrejas, espaço de uma associação, etc.

5) Os recursos humanos são muito mais importantes do que os financeiros. Muitas atividades não possuem custo algum. O mais importante é a boa vontade, o amor pelo próximo, a dedicação, o compromisso e o desejo de uma sociedade mais justa a todos.

a

ORGANIZE UM PROJETO NO SEU BAIRRO! SEJA UM VOLUNTÁRIO COM VISÃO EMPREENDEDORA!

Conheça o projeto “Comunidade das Mulheres de Vila Pratos” que com pouquissimos recursos materiais, muito amor e dedicação, vem transformando a comunidade em uma nova realidade! Visite este projeto através do link e se inspire para montar algo no seu bairro ou cidade: www.comvipra.blogspot.com

a

a

PARA REFLETIR:

Ser voluntário na sua comunidade cria oportunidades para aprender novas habilidades, fazer amizades e vivenciar experiências diferentes, num processo em que você muda o mundo e o mundo muda você. É um processo de autoconhecimento e crescimento contínuo, mas que exige algumas reflexões anteriores.Vamos refletir sobre alguns pontos, conhecendo-nos melhor e descobrindo, assim, qual atividade voluntária abrigaria seu desejo de transformação social. Vamos lá…

Quais são as necessidades, questionamentos e problemas da sociedade/comunidade em que vivo? Nesta primeira pergunta é importante refletir considerando os diversos “âmbitos” de sua comunidade: família, condomínio, rua, vizinhança, bairro, trabalho, escola, cidade, estado e país, elencando pontos que mais lhe incomodam. ____________________________________________________________________________________________

Agora que já refletimos sobre nossa comunidade, vamos pensar como podemos contribuir com essa transformação.

Quais são suas qualidades? Quais problemas da sua comunidade que você pode ajudar a superar, contribuindo com suas qualidades, experiências, vivências, ideais? Relacione seu potencial com o problema que encontra na comunidade. Ex: Prestativo – verificar as crianças fora da escola.

_____________________________________________________________________________________________

Vamos pensar agora nos seus sonhos. Qual o seu ideal de mundo? De que forma pode colaborar? Exemplos: Num mundo menos violento, mais cheio de arte, mais ecológico, num mundo sem fome, num mundo mais saudável, solidário, justo, mais educado, num mundo com trabalho e que valoriza a diversidade! _____________________________________________________________________________________________

O que posso fazer como voluntário?

(   ) Visitar idosos, crianças, doentes (   ) Brincar (   ) Influenciar políticas públicas (   ) Cantar (   ) Serviços Adm. (   ) Conversar (   ) Costurar e bordar (   ) Cozinhar (   ) Ajudar com meu conhecimento e formação profissional (   ) Cuidar de animais (   ) Meio Ambiente

Como posso trabalhar? (   ) Ensinar (   ) Sozinho (   ) Escrever/ler (   ) Em equipe (   ) Exercer minha profissão (   ) Liderando pessoas (   ) Fazer consertos (   ) Via Internet     (   ) Dar cursos, aulas

Com quais públicos ou áreas você quer trabalhar?

(   ) Crianças (   ) Adolescentes (   ) Idosos  (   ) Doentes (   ) Ass. Social  (   ) Empregabilidade (    )  Meio Ambiente  (    ) Proteção aos animais  (    ) Cultura, Educação   (     ) Lazer  (     ) Outras causas

Quanto tempo tenho para ser voluntário? Qual o melhor horário para eu ser voluntário?

As escolhas que você fez acima o ajudarão a aplicar seu tempo e talento de forma prazerosa para você e de uma maneira muito importante para a instituição social/comunidade/empresa/igreja, etc. Seja um voluntário e seja feliz!

Uma resposta para Seja um voluntário no seu bairro!

  1. sou de londrina pr. gostaria ser voluntario,algum lugar, em londrina mas para formar coral com criança 10 anos pracima.não sou maestro,mas tenho experiencia, com isso.tenho 64 anos,bem ativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: